Itália Grécia França Tailândia Marrocos Japão Índia Brasil Egito Peru Espanha China México Turquia Cuba Portugal Rússia Argentina Escandinávia Vinhos Espanha 2 Alemanha Israel Uruguai Itália 2 França 2 Suíça Líbano Brasil 2 Vinhos 2

22. Alemanha

Glossário

Bockwurst
Conhecida no Brasil como "salsichão de alho", é umas das salsichas mais populares da Alemanha.

Brunoise
Tipo de corte para legumes onde o resultado almejado é o de cubinhos muito pequenos.

Cerefólio
Batata-baroa. Conhecida também como mandioquinha-salsa.

Champignon de Paris
Com o formato tradicional de guarda-chuva e cor clara, este tipo de cogumelo é o mais conhecido entre nós, devido ao seu cultivo no Brasil.

Chantilly
Mistura consistente à base de creme de leite gelado batido com açúcar.

Ciboulette
Ramos bem finos usados na decoração de pratos.

Coentro
Planta típica do Oriente Médio, é utilizada como tempero na gastronomia de vários países em folhas, grãos inteiros ou moídos.

Cominho
Tipo de condimento originário do Egito, amplamente utilizado na culinária mundial. Pode ser usado em grãos, inteiros ou moídos.

Deglaçar
Recolher as substâncias sólidas que se depositaram no fundo da panela durante o cozimento. Realiza-se acrescentando líquido, por vezes vinho, e raspando, enquanto se mantém a panela no fogo.

Dessalgar
Tirar o sal de um produto (o bacalhau, por exemplo) que, em geral, fica de molho em salmoura.

Emmenthal
Queijo típico suíço. De cor amarelo-claro, com sabor suave e macio, possui uma casca fina e dura e os buracos em sua massa que são a melhor forma de identificá-los.

Eisbein
Joelho de porco.

Fleischwurst
Salsicha típica alemã com os gomos em forma de anel.

Floresta Negra
Torta doce originária do Sul da Alemanha, onde está localizada a floresta que dá nome à receita. Preparada com chocolate, creme chantilly, baunilha e cerejas e raspas de chocolate.

Funghi Secchi
São os cogumelos secos, de cor amarronzada; o tipo mais conhecido é o funghi porcini.

Gruyère
Queijo de origem suíça muito utilizado em gratinados, fondues, molhos e sanduíches.

Páprica
Condimento extraído do pimentão, com sabor que varia do doce ao picante e com alto teor de vitamina C. É um dos principais ingredientes das cozinhas húngara, alemã, polonês e outras.

Malte
Extraído da cevada. Utilizado na fabricação de vinagres e de bebidas alcoólicas, como a cerveja e o uísque. De sabor adocicado, é consumido também misturado ao leite.

Mostarda de Dijon
De origem francesa, é de cor mais clara, avinagrada e picante.

Ramo, Bouquet garni
Ramalhete de ervas aromáticas, incorporado ao cozimento, atado entre si e preso por um fio, para que possa ser retirado quando necessário.

Sauerbraten
São os assados à base de carnes marinadas por dois ou três dias antes do preparo. Depois de prontos voltam para a marinada por mais algumas horas. O resultado é uma carne mais macia e um molho saboroso.

Streusel
Tipo de farofa doce que acompanha a sobremesa.

Strudel
Doce à base de massa folhada recheada com maças cozidas, passas, nozes, açúcar e canela. Uma das sobremesas favoritas dos alemães. Existem variantes salgadas da mesma receita.

Weissbier
Cerveja de trigo com aroma floral, originária da Baviera, no Sul da Alemanha.

Zimbro
Árvore que produz frutos de cor escura, cujas bagas de sabor marcante são utilizadas no preparo de bebidas alcoólicas, em especial o gim, e utilizadas como condimentos na culinária de vários países.